"Quanto mais conheço os homens mais estimo os animais!!!"

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

CÃES: IDEAIS PARA APARTAMENTO!


Bulldog Francês
São leais ao dono, muito afetuosos e sempre alertas.

Chihuahua
Corajosos, rápidos, alertas e cheios de energia!

Jack Russell Terrier
Amigos, Leais, Alegres e cheios de vida!

Lhasa Apso
Desconfiados com estranhos. São seguros de si e tem muito amor pra dar!

Poodle Toy
Fidelidade extrema ao dono, inteligentes e ótimos cães de companhia!

Spitz Alemão
Dócil, ótimo cães de guarda e muito devotado ao dono!

West Highland Terrier
Ativo, alegre, corajoso, independente e muito afetuoso ao dono!

Yorkshire Terrier
Companheiros, alertas e cheios de vida!

fonte:http://protecao-pet.blogspot.com/2011/10/caes-ideais-para-apartamento.html

Saiba mais


As 5 maiores raças de cães existentes





 - IRISH WOLFHOUND - É o maior e o mais alto dos cães Hound ou Galgos. Os machos devem ter entre 81 cm e 89 cm.




 - BORZOI - O Borzoi nasce do cruzamento de hounds árabes importados para a Rússia e cruzados com cães locais. Apesar da história do Borzoi não sei ainda perfeitamente clara, sabemos que esta raça já era utilizada no século XVII para caçar lobos.



 - DOGUE ALEMÃO - É uma raça canina que pertence à categoria dos molossóides (um grupo de cães de físico forte. A palavraderiva de Molóssia, um país antigo localizado no que é agora a Grécia ocidental), tendo sido criado para a caça ao javali (animal omnívoro, com preferência por vegetais. Pesa entre 130 e 200kg e mede entre 125 e 180cm de comprimento e cerca de 81.3 cm de altura). 



 - CÃO DOS PIRINEUS - Chega a uma altura aproximada
de 80 cm.
O Cão da Montanha dos Pirinéus é uma raça antiga que descendente de molossóides oriundos da Ásia Central, trazidos para a Península Ibérica há mais de 5 mil anos. O primeiro registo da raça data do século XIV onde é descrita como guardiã de castelos por Gaston Phoebus. Esta raça é por vezes confundida com o Mastim dos Pirinéus, mas tanto a história das duas raças como a conformação, mostram que são cães distintos.


 - GREYHOUND - Altura aproximada 76.2 cm. O “raio” do mundo canino não precisava escavar, lutar ou farejar, somente correr e ver por onde corria. Essa raça possui a melhor visão entre todas, da mesma forma que o Bloodhound possui o melhor faro. Os árabes foram osfundadores desses cães que conhecemos como greyhounds. Essa raça manteve-se pura sem interferência de outros cães. Daí surgiu o esporte de caçar lebres. O objetivo principal era divertir os donos dos cães e seus amigos. Os Greyhounds continuam sendo uma raça nobre, apesar de ter que correr para somente divertir o homem.



Happy Halloween =)))

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Saiba mais.....................


Ciclo Reprodutivo em Gatas
Gatas são animais poliéstricos estacionais. Isto significa que seu cio depende da época do ano, geralmente na mais quente ( estacional, de estação ) e que tem vários períodos de cio nestas épocas (poliéstrica). 
E ela é ovuladora induzida (só ovula quando cruza). Em humanos e em cães, o ovário, em determinada fase do ciclo reprodutivo, libera um ou mais óvulos; em
gatas, o óvulo só é liberado depois da monta (cruza). Se após a gata cruzar, o cio persistir, é porque não houve fecundação e a fêmea não está prenhe.
Em algumas fêmeas, basta uma cruza para se ter ovulação; em outras, são necessárias várias montas.
A duração e o que ocorre durante o ciclo depende de:
  • se a cruza ocorreu,
  • se houve ovulação,
  • se houve concepção,
  • se houve gestação,
  • se houve parição,
  • se houve lactação.
Os intervalos entre os ciclos duram em média 6 semanas em gatas que cruzam mas não ficaram prenhez.
  • Se sabe quando a fêmea está para entrar no cio, ou já está nele, quando ela se esfrega demais nas coisas e nas pessoas, e fica rolando no chão, fica mais carinhosa, começa a urinar mais, e as vezes urina em jatos para demarcar território, como os machos. Ela "chama" o macho, entorta a coluna com o rabo para cima, desvia a cauda para um dos lados, abaixa - se sobre os membros anteriores, dá passos rápidos com os membros posteriores e mostra desejo de cruzar. Pode haver perda de apetite. O macho é atraído tanto por seu comportamento , seu chamado, quanto pelo odor de sua urina.
  • A passagem da fase anterior para a fase do cio é rápida, podendo ser em 6 horas.
  • Gatos parecem ter pelo menos 2 ferormônios sexuais (substâncias que são excretadas por um animal e modificam o comportamento de outro) . A fêmea possui um que também induz ou auxilia na indução do cio de outras fêmeas (além da função de atrair machos). Então, num gatil, por exemplo, pode acontecer de várias gatas ficarem no cio ao mesmo tempo. O macho tem outro ferormônio, cujo odor também fazem algumas gatas entrarem no cio.
  • Seu cio é chamado de sazonal ou estacional por depender da época do ano para ocorrer (mais especificamente, depende da duração da luz do dia, que é mais longa em épocas quentes e mais curto no frio). O cio pode durar de 5 a 14 dias em épocas quentes, e em épocas menos quentes, de 1 a 6 dias.
  • A estação do ano em que o aparelho reprodutor da fêmea está em descanso também é regulada pela duração do dia.
  • Raças de pelo longo são menos governadas pela duração do dia do que as gatas de pelo curto (incluindo aí os gatos "vira latas").
  • Dentro de cada fase ocorrem 2 a 3 ciclos de 2 semanas. Cada cio dura de 2 a 7 dias ou mais.
Ciclo da gata:
  • ocorre o cio;
  • período de gestação de 58 a 72 dias ( média 63 );
  • parto;
  • período de lactação de 6 a 8 semanas;
  • cio depois de 2 a 4 semanas após o desmame.
O primeiro cio depois de uma gestação geralmente ocorre 8 dias após o desmame, em média 8 semanas após o parto.
Alguns relatam estro em até 7 a 10 dias após o parto.
O 1º estro ( cio ) é muito variável, dependendo da raça, idade, e época do ano que o animal nasceu. geralmente o primeiro é ao atingir um peso de 2,3 a 2,5 Kg ( geralmente aos 7 meses), mais pode ocorrer até aos 3 meses, ou em raças de pelo longo, até com 12 a 18 meses ( de 4 a 10 meses). O que é mais determinante nesses casos é a época do nascimento com relação a estação de acasalamento. Se o animal nasce 1 mês antes da época de calor, então ele só vai entrar no cio na época de calor seguinte.
A atividade reprodutiva pode ir até uns 14 anos, porém com o tempo o número de gatinhos por ninhada, e o próprio número de ninhadas começam a diminuir.
Os machos tem sua maturidade sexual aos 9 meses em média, com um peso aproximado de 3,5 Kg. Pode ocorrer aos 7 meses e aos 12- 18 meses, tem as mesmas variáveis das fêmeas. Antes disso, aos 4 meses, pode se ter simulação de cruza, mas a produção de espermatozóides só começa aos 5 meses.
É completamente contra-indicado fêmeas cruzarem no primeiro cio ( ideal é por volta dos 16 a 18 meses) e machos antes dos 12 a 13 meses.

Dra. Maria Thereza Cera Galvão do Amaral -
Médica Veterinária
http://www.saudeanimal.com.br/2mil_008.htm
FONTE:

SAIBA MAIS......................Síndrome Urológica Felina



Síndrome Urológica Felina
A Síndrome Urológica Felina (SUF) é uma doença que atinge aproximadamente 1 % dos gatos, mas quando ocorre pode por a vida do animal em risco. Não há preferência por sexo, mas os machos tem uma maior tendência em desenvolver a doença devido ao maior comprimento de suas uretras. Os animais mais atingidos estão numa idade entre 2 e 6 anos, em média.
A causa da doença ainda é discutida, apesar de alguns veterinários acharem que gatos gordos, com pouca atividade física e com alimentação muito seca tem uma maior tendência a desenvolver a SUF.
Os principais sintomas desta síndrome são:
Dor intensa ao urinar, acompanhada de dificuldade ou ausência total de micção; O gato urina com maior frequência, mas em quantidade muito pequena; Presença de sangue na urina; O gato pode urinar em locais dentro de casa, mesmo quando está acostumado a urinar num lugar específico.
É esta mudança de comportamento que geralmente faz o proprietário levar o animal ao veterinário, pois é o que incomoda.
A síndrome urológica felina pode estar associada a uma cistite (inflamação da bexiga), a presença de cálculos, ou qualquer outra infecção bacteriana ou viral do trato urinário.
No entanto, o maior perigo da SUF é quando o animal deixa de urinar. Além do acúmulo de urina na bexiga, podem surgir pequenos cristais, chamados de cálculos na uretra do animal devido a pouca urina que sai. Estes cálculos podem bloquear completamente a passagem e, mesmo que o gato tente, não consegue urinar.
A SUF deve ser tratada rapidamente, cabendo ao veterinário avaliar qual o melhor tratamento para cada caso. Geralmente é essencial que o animal elimine a urina. Para isso o veterinário pode optar por massagear o abdômen do gato na tentativa de estimular a vontade de urinar ou passar uma sonda uretral. A uretra dos gatos é muito estreita e os animais são muito agitados; por isso pode ser necessário anestesiar o gato.
Uma vez eliminada pelo menos parte da urina, segue-se uma hidratação através da administração de soro e receite-se um anitibiótico e/ou antiinflamatório. Em alguns casos o veterinário pode querer internar o gato para que possa verificar seu estado várias vezes por dia. Isso tudo vai depender do quadro de cada animal.
Em casos crônicos em machos é possível realizar uma cirurgia para facilitar a passagem da urina e impedir a formação de cálculo. Mas esta cirurgia pode trazer complicações como incontinência urinária, sangue na urina, além de maior risco de cistites por causas diversas.
Geralmente gatos que sofrem da síndrome urológica felina devem ter sua dieta alimentar alterada. Estas alterações incluem:
Dar ao gato água limpa e trocada várias vezes por dia; Oferecer rações que não tenham acidificantes ou altos índices de Magnésio. Já existem rações específicas com baixos teores de minerais, justamente para gatos com SUF; Ofercer quantidades pequenas de alimento para o gato para que ele não engorde demais.
Além disso, gatos que não tem hábito de se exercitar devem ser encorajados a brincar mais, principalmente com brinquedos próprios para esta espécie.
Animais debilitados, estressados e inativos estão mais sujeitos à Síndrome Urológica Felina, por isso mantenha seu gato sempre saudável.

Dra. Cristina JorgeMedicina Veterinária

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Ajude a denunciar!!!!


fonte:
http://www.diariodamanha.com/noticias.asp?a=view&id=19599
.10/10/2011 
PASSO FUNDO
Oito cães são envenenados no antigo quartel
Os casos começaram na quinta-feira(06) quando quatro
animais foram intoxicados com uma substância conhecida como “chumbinho”
Cerca de oito cães que residiam no pátio do “antigo quartel”, sede do 3º BOE, da SEMCAS, da Guarda de Trânsito foram envenenados entre quinta-feira (06) e domingo (09). Segundo informações da assessoria jurídica do Clube dos Amigos Protetores dos Animais (CAPA), os animais abandonados recebiam comida e cuidados de agentes fiscais de trânsito e servidores das secretarias. Os animais eram levados a visitas periódicas ao veterinário, o que garantia a saúde e higiene dos animais. “Esses cães jamais incomodaram alguém, pois são bichos extremamente dóceis que viviam em uma espécie de matilha”, disse Caca Neder, funcionário do CAPA.

Os casos de envenenamento começaram na quinta-feira quando quatro animais foram intoxicados com uma substância conhecida como “chumbinho”. No último domingo, mais quatro cachorros também morreram em decorrência da ingestão da substância que é tida como ilegal e poderia estar misturada na ração dos animais. Além dos mortos, outros três cães não foram mais vistos, agentes do CAPA acreditam que os bichos também possam ter sido envenenados com a substância. O “chumbinho” é um veneno extremamente mortal, capaz de matar tanto animais, quanto pessoas que o ingerirem, mesmo em pequenas quantidades.

Ainda não há informações da autoria dos envenenamentos. “Nós enquanto CAPA vamos procurar as autoridades, mais uma vez na esperança de que se encontrem os culpados deste crime e também de localizar pontos onde o produto proibido está sendo comercializado”, disse Caca.
A multa para quem for apreendido com o “chumbinho” é de R$19 mil. A polícia civil investigará os fatos. 

Vitimas



O astro belga de filme de ações Jean Claude Van Damme aparece em um pastiche depôster de cinema feito pelo grupo GAIA de direitos animais alertando para o massacre de animais a ser visto em lojas de peles no inverno que se aproxima.

“Chegando neste inverno às lojas de pele: A Vítima”, diz o cartaz, que mostra o ator com o corpo de um animal assassinado por essa indústria mórbida.

Os animais são eletrocutados anal- e vaginalmente, tem seus pescoços quebrados, são afogados, presos em armadilhas em florestas onde permanecem por até três dias, confinados em fazendas e escalpelados vivos.

E esse inverno promete ser um massacre de peles já que os estilistas apostaram pesado nesse material da morte.

fonte: http://bit.ly/oP1Eg5 

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Hoje é dia de....

Todos sabem que os cachorros são os melhores amigos dos homens. Por isso, criaram o Dia do Cão que é celebrado no dia 4 de outubro. Nesse dia, todos os cães ganham presentes de seus "tutores" humanos (a utilização da palavra "dono" não é aceita pelos cinófilos, que tratam seus cães como amigos ou até mesmo como filhos, nunca como propriedades).
No dia 4 de Outubro, comemora-se o Dia Mundial dos Animais. Este dia foi escolhido por coincidir com a data em que se assinala a morte (em 1226) de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais.


fonte: wikipedia