"Quanto mais conheço os homens mais estimo os animais!!!"

sábado, 25 de junho de 2011

Bigodes!!!

Jamais corte ou apare o bigode do bichano, para não desprovê-lo do seu “radar”. O bigode age como um detector de estímulos externos, fornecendo informações sobre as imediações onde o animal está. È através dele que se manifesta o olfato e o tato apurados do gato. No escuro o bigode atua como um orientador especial, prevenindo-o de eventuais acidentes. Se houver gravetos e folhas pela frente, ele avisa o animal, através do disparo de um reflexo nervoso que o faz fechar os olhos antes de serem atingidos.
Os pelos que formam os bigodes dos gatos, acredite, são de um tipo especial e se chamam vibrissas. Mas, se você reparar, verá que pelos assim não estão apenas sobre os lábios desses felinos. Também estão presentes sobre os olhos, no queixo e na ponta das orelhas dos bichanos.
Na raiz de cada vibrissa, existem células sensoriais que enviam informações do ambiente para o cérebro. E é por isso que esses pelos são tão úteis aos felinos. Essas células são bastante sensíveis e ajudam os gatos a se orientar, pois captam mínimas vibrações do ar. É por isso que mesmo com os olhos fechados os bichanos sentem a nossa presença!
A largura dos bigodes dos gatos também os auxilia bastante. Afinal, eles são mais largos do que o corpo do animal. “Com isso, o felino consegue medir os locais por onde quer passar, como se fosse uma régua natural”.
Apesar de os bigodes serem tão úteis, existe uma raça de gato chamada Sphynx que pode nascer sem bigodes. Isso porque esses felinos praticamente não têm pelos no corpo: eles são tão curtinhos que mal dá para notar. Não ter bigodes não afeta muito a vida desses bichanos, criados para ficar dentro de casa. Mas fique sabendo que, na vida selvagem, os bigodes são essenciais. Não apenas para os gatos, mas para os felinos em geral!
Ah! E você sabia que os bigodes também revelam o humor dos gatos? “Quando estão mais baixos e para a frente, eles demonstram relaxamento”, conta Débora. “Já se estiverem mais eriçados e próximos ao rosto, representam uma postura defensiva ou agressiva”. Bom saber! Agora toda vez que eu encontrar um bichano com o bigode abaixado, vou aproveitar para fazer carinho!
 
Refêrencia: Ciência Hoje
 
Adorei a matéria...então vamos cuidar dos bigodes dos nossos bixanos!! rsrsrs
 
                                              LAMBIBEIJOS!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário